Área plantada com soja no Brasil é maior que a Itália

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Levantamento do MapBiomas constata que área de lavouras anuais triplicou entre 1985 e 2020.

A área total de agricultura mapeada no Brasil passou de 19 milhões de hectares em 1985 para 55 milhões de hectares em 2020. Desse total, 36 milhões são de soja. Sozinha, ela ocupa 4,3% do território nacional – área equivalente ao todo a República do Congo e superior a países como Itália, Vietnã ou Malásia. Metade desse total está no Cerrado, onde ela avançou sobre 16,8 milhões de hectares nos últimos 36 anos.

A área total ocupada pela agricultura é ainda maior. Pois existe uma fração indefinida das áreas mapeadas como mosaico de agropecuária (45,3 Mha) que também incluem cultivos agrícolas não perenes assim como parte das áreas de cultivos perenes como café, cacau e citrus que ainda não foram mapeados. O mesmo vale para silvicultura que tem um nível de omissão de 30% que refere-se a área que podem estar ainda classificadas como floresta ou mosaico agropecuário.

O crescimento da área ocupada pela agricultura pode ser observado em todos os biomas brasileiros, mas de forma mais acentuada no Cerrado: o dado mais recente mostra que quase metade (42%) da agricultura do Brasil está no Cerrado. Entre 1985 e 2020, a área de agricultura no Cerrado cresceu 464%. Em segundo lugar, vem a Mata Atlântica, que representa 34% da área de agricultura, seguida por Amazônia e Pampa, com 11% cada. O Pampa é o bioma com a maior parcela do território ocupado pela agricultura mapeada (31%).

Fonte: Agrolink

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp